segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nicolau teve uma idéia!!

Nicolau tinha uma idéia

Capa do Livro - Nicolau tinha uma idéia de Ruth Rocha.

“Era uma vez um lugar onde cada pessoa só tinha uma idéia na cabeça.
João tinha uma idéia assim: #######
Maria tinha uma idéia assim: *********
Pedro tinha uma idéia desse jeito: !!!!!!!!!!!
E Manuela tinha uma idéia desse jeitinho: +++++++++
Um dia apareceu um homem chamado Nicolau.
A idéia de Nicolau era assim: ????????
Logo que Nicolau chegou, foi procurar João.
E contou sua idéia a ele.
E João ficou com duas idéias na cabeça: # ? # ? # ?
João contou a idéia dele para Nicolau.
E Nicolau ficou com duas idéias na cabeça. ## ? ## ? ##
Aí, Nicolau foi contar sua idéia para Maria.
E Maria ficou com duas idéias na cabeça. ****?*****?
E contou a Nicolau a idéia dela.
Nicolau ficou com três idéias na cabeça. ???****###???****###

Nicolau falou com Pedro,
Com Manuela
E uma porção de gente mais.
Nicolau ficou cheio de idéias.
E as idéias de Nicolau começaram a se misturar
Umas com as outras e a formar
Muitas outras idéias.
Então, as pessoas começaram a achar que era
Muito divertido ter muitas idéia na cabeça.
Começaram a procurar Nicolau para ele
Contar as idéias que ele agora tinha.
E todo mundo foi ficando com uma porção de idéias na cabeça.
Aí, cada um resolveu trazer os filhos para o Nicolau contar suas idéias.
Nicolau teve que arranjar
Um lugar grande, onde
Ele pudesse contar às
Crianças as suas idéias.
E naquele lugar, agora, todo mundo tem
Uma porção de idéias.
Como você, que também conversa com os outros,
Ouve as idéias deles e aprende uma porção
De idéias na escola.”

sábado, 19 de maio de 2012

Atlas produzido em Horizontina é utilizado nas escolas

Um atlas produzido em Horizontina, no Noroeste, está sendo usado em escolas do município para o ensino de história e geografia. O material foi escrito por uma equipe multidisciplinar, que passou os últimos três anos coletando dados da cidade e da região.

A ideia foi do geógrafo e professor Joel Tauchen e surgiu de uma dificuldade enfrentada por ele em sala de aula. Faltava bibliografia quando o assunto era a região. Em 2009, ele procurou a prefeitura de Horizontina, que se dispôs a apoiar o projeto.

A secretaria municipal de Educação custeou o transporte do grupo, que percorreu rua por rua a cidade de pouco mais de 17 mil habitantes atrás de informações. Dados do último censo do IBGE também foram compilados, para traçar um panorama da economia na região, baseada na agropecuária. O trabalho foi concluído em setembro do ano passado.

- O professor Joel nos mostrou o arquivo com o atlas pronto. Pagamos a eles R$ 15 mil para que fosse feita a impressão dos 200 exemplares adquiridos por nós - recorda Eloisa Dürks, secretária de Educação de Horizontina.

O material começou a ser distribuído em escolas municipais, estaduais e particulares, e também na Biblioteca Pública do município na última quinta-feira. Até o final da próxima semana, a entrega deve ser finalizada.

O atlas possui 115 páginas e é ilustrado com mapas e fotos de satélite. Informações regionais também estão disponíveis, para que alunos possam traçar comparativos.

-  Eu não encontrei, no Brasil, um atlas municipal com um nível tão grande de detalhamento. Talvez exista algo semelhante apenas em capitais - garante Tauchen, que coordenou o trabalho.

Na Escola Municipal Monteiro Lobato, logo que chegaram, os livros foram para a sala de aula.

- O atlas será utilizado, principalmente, pelo terceiro e quarto ano do ensino fundamental, mas como é bem completo serve para auxiliar até mesmo alunos de sétima e oitava série, que começam a estudar questões mais avançadas, como o clima - explica a professora de história e geografia Carmen Manjabosco.

A equipe

O atlas foi produzido pelo professor universitário Joel Tauchen. Ele coordenou o time, que conta com outros dois professores de geografia, um professor de história, um economista, um publicitário, um profissional da área de informática e dois estudantes.

Três constatações da pesquisa

- Mais áreas de mata nativa estão sendo encontradas na região. O fato, segundo Tauchen, ocorre devido à mecanização da agricultura. Locais íngremes, onde antes o plantio era feito utilizando bois, foram abandonados devido à utilização de tratores e maquinários, que não conseguem acessar estes locais.

- Diversos municípios estão vivendo situação econômica bastante delicada devido à oscilação do setor agrícola. Para o pesquisador, houve um excesso de safras frustradas pelas decorrentes secas.

- Na área urbana de Horizontina, ele destaca a ocupação desordenada de algumas áreas. Ao longo dos últimos anos, casas teriam sido construídas em áreas de banhado ou sobre pequenos morros, onde pode haver deslizamentos de terra.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/atlas-produzido-em-horizontina-e-utilizado-nas-escolas-3762948.html

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A pedagogia do Garfield - Revista Veja

A literatura está virtualmente ausente do Enem. Para os técnicos do MEC, o gato dos quadrinhos é mais revelante culturalmente do que Graciliano Ramos ou Castro Alves


http://avaranda.blogspot.com.br/2011/10/pedagogia-do-garfield-revista-veja.html